História

A SERVIPLAST surge com o propósito de transformar, valorizar e reutilizar os resíduos plásticos, provenientes de embalagens flexíveis pós-industrial e pós consumo, através do desenvolvimento e da produção de um produto reciclado em polietileno, em formato de pellet, com características únicas no mercado nacional, desde logo pelo facto de incorporar um nível de impurezas muito reduzido que permitirá à indústria de produção de filmes e de embalagens plásticas flexíveis aumentar a taxa de incorporação de polietileno reciclado.

Com a produção deste produto reciclado e inovador, elevar-se-á o valor de toda a cadeia de produção de plástico, contribuindo para o alcance dos objetivos da União Europeia, em particular no que concerne à reintegração de resíduos no ciclo de produção, como matérias-primas, promovendo a inovação através da utilização eficiente e sustentável dos recursos.

O processo produtivo será constituído por uma primeira trituração dos resíduos plásticos, seguido de uma secção de lavagem, separação e compressão de resíduos contaminantes, de forma a garantir a sua remoção total. De seguida os resíduos passarão por uma unidade de secagem, térmica e mecânica, com o objetivo de separar as partículas pesadas e duras (metais ou plásticos rígidos). Por fim e através da extrusão obter-se-á o polietileno limpo em forma de pellet.

De salientar que toda a linha produtiva apresenta fatores de inovação face às linhas convencionais nacionais, designadamente por necessitarem de menos energia e água e por garantiram um maior grau de limpeza, permitindo produzir polietileno com menor nível de impurezas e com a qualidade desejada para responder às exigências das indústrias adquirentes.